terça-feira, 9 de setembro de 2008

6,4% das instituições particulares têm boa qualidade, segundo MEC

Dados são do IGC, o novo indicador do Ministério da Educação.39,4% das públicas tiraram boas notas.

As instituições de ensino superior particulares registraram 6,4% de cursos com notas altas (4 e 5), segundo o novo indicador divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (8). Já as instituições públicas tiveram 39,4% de cursos com boas notas. O recém-criado Índice Geral de Cursos (IGC), divide as instituições em cinco faixas e confere uma pontuação
Veja a lista completa com o IGC de todas as instituições
* Em ordem alfabética
Ao todo, 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas, integradas, institutos e escolas foram avaliados pelo MEC. No levantamento, foram excluídas as instituições que ficaram sem conceito por não terem alunos formados ou em fase de concluir os cursos.
A proporção de instituições particulares com notas ruins também é muito maior nas instituições particulares. Na somatória geral, 33,6% das instituições privadas tiveram notas 1 e 2 - as mais baixas -, contra 11,9% das públicas. Os cursos de instituições particulares ficaram concentrados na faixa intermediária, de nota 3. A nota mais freqüente entre as instituições públicas também foi a 3, porém o percentual é menor do que o das particulares: 48,6%.

O presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Gabriel Mário Rodrigues, criticou o processo de criação do indicador. Veja o que o indicador leva em conta.
“Percebemos que a avaliação não é um processo pedagógico, de fazer com que sejam corrigidos os erros. Mas sim um processo punitivo. O setor não teve participação”, afirma. “Toda a avaliação depende de como ela é montada. Temos estudos que mostram que os egressos do ensino particular têm melhor desempenho junto ao mercado de trabalho.”
Simone Harnik Do G1, em São Paulo
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL753940-5604,00-DAS+INSTITUICOES+PARTICULARES+TEM+BOA+QUALIDADE+SEGUNDO+MEC.html

Nenhum comentário: