sexta-feira, 19 de junho de 2009

FUVEST 2010 VAI ACEITAR APENAS O NOVO ENEM NA NOTA DA 1 ª FASE

Por Fátima Izaquiel

Contrariando a última informação da pró-reitora Selma Garrido Pimenta, a FUVEST altera o comunicado feito em 06/05/09 sobre o novo Enem.
A entrevista com Selma Garrido dizia o seguinte:
A professora Selma Garrido Pimenta é pró-reitora de graduação da USP.
UOL Educação:
Há alguma possibilidade de o novo Enem ser usado como primeira fase da FUVEST? Selma Garrido Pimenta: Não há, em curto prazo, perspectiva de o Enem substituir a primeira fase do exame da FUVEST. Quero deixar bem claro isso: que a USP não usará nem neste ano, nem no próximo. A USP estará observando o movimento do novo Enem e avaliando. o Estado de São Paulo, as três universidades estão cogitando - não para este ano nem para o próximo - unificar eventualmente a primeira fase da USP, UNESP e UNICAMP.

De acordo com o coordenador de comunicação da FUVEST, José Coelho Sobrinho divulgou, nesta terça-feira (16), um comunicado no qual afirma que aceitará apenas o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na composição da nota da primeira fase do vestibular 2010. Isso significa que quem quiser usar os pontos do Enem no vestibular 2010, terá de prestar a prova do MEC (Ministério da Educação) agora em 2009.
A grande mudança é que a nota do Enem 2008 não será considerada. A nota do Enem 2009 poderá ser utilizada em 20% da primeira fase, caso seja favorável ao vestibulando.

Nos processos seletivos anteriores, a FUVEST permitia que o estudante utilizasse a maior nota entre as duas últimas avaliações do MEC. A fundação seleciona os ingressantes da USP (Universidade de São Paulo), da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.
A alteração das regras na FUVEST ocorre após mudança no formato do Enem, que passou a ter 180 questões em uma nova tecnologia de elaboração de avaliações - antes a prova tinha 63 testes. O novo Enem também será utilizado para selecionar estudantes para algumas universidades federais
Diz o comunicado da FUVEST que a nota do Enem 2009 será usada também para compor o bônus para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas do Brasil. Estes candidatos poderão usufruir até 6% de bônus em ambas as fases do vestibular.
Como é usado o Enem na FUVEST
Se a nota do candidato no novo Enem for superior à sua nota na primeira fase do vestibular 2010 da FUVEST, o cálculo será realizado da seguinte forma:
 multiplica-se a nota da primeira fase da FUVEST por quatro;
 soma-se a nota do novo Enem;
 então, o resultado é dividido por cinco.
Se o estudante tirar 70 pontos em 100 na primeira fase da FUVEST e tirar 80 pontos em 100 no novo Enem, por exemplo, a nota final da primeira fase do candidato seria de 72 pontos. Acompanhe o cálculo: os 70 pontos obtidos na primeira fase são multiplicados por quatro (a conta dá 280). Somam-se os 80 pontos do novo Enem. O resultado (360 pontos) é dividido por cinco, daí surgem 72 pontos como nota da primeira fase.
Com as mudanças no vestibular da FUVEST, o valor do novo Enem na seleção perde peso. A primeira fase serve, a partir de 2010, apenas para levar o vestibulando à segunda etapa do processo seletivo.
Aguardem por mais notícias...

Um comentário:

Helen Carolini disse...

Oi Fátima!
Adorei seu blog parabéns!
Quanto o material que vc comentou comigo, vamos combinar pra vc pegar!
Dá uma olhada no blog da minha irmã tambem: http://fashionarquivo.blogspot.com/
Meu e-mail: helencarolini@hotmail.com

bjo