segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Alunos do curso de ADMINISTRAÇÃO da USF-SP. compartilham suas opiniões sobre o professor do séc.XXI


Por Fátima Izaquiel
Conforme prometido, segue as opiniões de alguns de meus alunos do Campus de São Paulo sobre o educador(professor) do séc.XXI.
Logo no início de minhas aulas com esta determinada turma, lhes pedi que falassem livremente sobre o que pensam sobre os educadores(professores) deste séc.
Assim, sem que ainda tivessem conhecido minha didática, expressaram suas ideias.

“Vivemos num mundo onde as informações estão ocorrendo de uma forma rápida e ampla. A tecnologia é a grande responsável por tais conhecimentos.
O professor do séc.XXI é o que dá coordenada para que o aluno alcance aquilo que ele propõe, é muito mais difícil, mas o aprendizado é essencial para se obter bagagem e se tornar um bom profissional, já o professor que entrega tudo pronto, pode até parecer bom, porém a real necessidade de agregar conhecimento passa a ser superficial tornando-se assim fácil, porém sem ter tido a oportunidade de aprender e se tornar um profissional diferenciado” Neuma Cristina dos Santos 6º ADM. USF SP. 18/02/2010.

“O professor do séc. XXI, deve ser aquele que nos incentiva a pesquisar buscar conhecimentos, nos fazendo andar com as próprias pernas. É preciso que o professor nos dê as coordenadas, como chegar aos objetivos, sempre dando apoio aos alunos que estiverem com dificuldades, pois é muito bom ter a participação da prof.ª na sala de aula, nos encorajando a debater os assuntos do dia.” Maria José Talarico 6º ADM. USF SP-18/02/2010.

“O correto é dar as coordenadas ou orientar o aluno para que este consiga o maior rendimento/aproveitamento, mas que este aluno tenha como objetivo crescer, adquirir mais conhecimento e consequentemente a troca de experiências entre professor e aluno” Nivaldo dos Santos 7º ADM. USF-SP. 11/02/2010.

“O professor do séc. XXI deve ter como objetivo maior não só o crescimento intelectual, mas também o conhecimento humano. Ele deve ser aquele que oferece subsídios para o aprendizado de forma dinâmica e utilizando os recursos tecnológicos disponibilizados, principalmente demonstrando as aplicabilidades do conteúdo com a prática vivida pelos profissionais” Pauline Cintra Marcelino- 6º ADM. USF-SP 11/02/2010.

“Em minha opinião o professor do séc. XXI deve ser aquele que dá as coordenadas e deixa os alunos se interessarem pelo assunto e pesquisar sobre ele, para que o aluno forme uma opinião ou uma idéia e tente entender. Deve após sempre orientar e ensinar tirando dúvidas surgidas destas pesquisas, com isto as aulas fica muito mais dinâmico”. Raquel Nogueira 7º ADM. USF-SP RA: 610313- 11/02/2010.

“ Com certeza o professor do séc.XXI deve ser aquele que incentiva o aluno a buscar o conhecimento, pois sabemos que mesmo que o professor passe bastante conteúdo em aula, o aluno não absorve toda matéria, ele só gravará o que ele rever no pós aula; porém acredito que a didática do professor tem que ser dinâmica e direta no que aborda em sala, trabalhar com as ferramentas atuais é indispensável para o bom andamento da aula”. Ricardo Malaquias 6º ADM. RA 003200700674 USF. SP- 11/02/2010.

“O professor do séc. XXI precisa agregar o conhecimento de vida com o da graduação, chegando a cada qual a sua linguagem, pois cada aluno tem um tipo de dificuldade para o entendimento; hoje existem professores que tem muito conhecimento acadêmico, mas não conseguem passar para os alunos; já aquele professor que utiliza de métodos como, por exemplo, a maiêutica do grande filósofo Sócrates, conseguindo tirar a resposta de dentro do aluno, esse consegue ter facilidade no relacionamento com o aluno”. Sérgio Ribeiro 6º ADM. RA 003200700643 USF. SP- 18/02/2010.

“Acredito que para atuar neste séc.de forma revolucionária, os professores deverão ter um perfil arrojado, motivador, dando ênfase a um aprendizado dinâmico e interativo. Com o auxílio da tecnologia acredito que isto seja possível em todos os sentidos, pois em um país em desenvolvimento acelerado como o Brasil, não podemos abrir mão da nossa maior fonte de riqueza e sabedoria que é a educação.
Enfim, o professor do séc. XXI deve atuar de forma diferenciada pensando no bem maior que é a evolução da sociedade em questão de educação e cultura, e isto será alcançado somente com trabalho e cooperação de todas as partes: professores, alunos, governos entre outros”. Danilo dos Santos Almeida 6º ADM. RA 003200700673-USF. SP- 25/02/2010.

“Em relação ao professor do séc.XXI, sou a favor daquele que dá as coordenadas para os alunos caminharem com seus próprios passos, pois a relação entre eles deve ser de respeito mútuo e acima de tudo troca de experiências, pois atualmente se não soubermos nossas próprias decisões nos tornaremos párias do sistema; e o intuito que se espera do professor é desenvolver a capacidade dos alunos sob o prisma de suas habilidades” Flávia da Silva Macedo 6º ADM. RA 003200700541-USF. SP-11/02/2010.

“Embora nos dias atuais tenhamos mais subsídios para aperfeiçoamento profissional o professor é uma ferramenta muito importante dentro do contexto pedagógico, porém não é o que acontece, alguns deixam aquém do segmento, as vezes sabem o conteúdo programático, mas não consegue transmitir p/ o aluno; outros não tem o devido comprometimento com os alunos , não se atualiza, ficam parado no tempo. Então minha visão do professor não é aquele que dá tudo prontinho e sim esclarece dúvidas,domina o conteúdo e norteia os alunos a buscar conhecimentos além da sala de aula.”Adnailde Bonfim dos Santos 6º ADM.RA 003200600626-USF.SP-11/02/2010.

Nenhum comentário: